Correr faz as pessoas mais felizes, mostra pesquisa da USP

Quem corre atrás da felicidade, alcança. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) comprovou que, de fato, pessoas que correm com regularidade se sentem mais alegres e menos estressadas. Para 81% dos participantes do estudo, a corrida traz, de fato, felicidade.

— O corredor é uma pessoa feliz — afirma o coordenador do estudo, Ary Rocco, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, que realizou a pesquisa com 1.154 usuários do Strava, a principal rede social de praticantes de corrida e ciclismo do mundo, que mede e compartilha dados de desempenho.

A felicidade chega, mas o caminho exige dedicação. Rocco explica que os corredores felizes em questão são o que os pesquisadores chamam de hard users, pessoas que praticam a atividade física mais de quatro vezes por semana e fazem da corrida parte integral de suas vidas.

Segundo o estudo, 92% dos corredores afirmaram se sentir bem depois de correr e 90% disseram que aliviam o estresse dessa forma. Para 87%, correr reduz ansiedade. A autoconfiança melhora para 80%, informa o Extra .

A neurociência explica que a corrida, por ser uma atividade intensa e de longa duração, traz bem-estar e relaxamento porque promove a liberação de uma série de substâncias que estimulam o sistema nervoso. A mais conhecida é a endorfina. Mas os endocanabinoides, compostos análogos ao princípio ativo da maconha produzidos pelo próprio corpo humano, também desempenham papel importante.

— Queríamos comprovar com dados numéricos que a felicidade da corrida é real. O estudo da USP mostrou isso, mas o percentual foi tão elevado, que nos surpreendeu — diz Guilherme Guimarães, diretor do Strava no Brasil, onde o app tem 5 milhões de usuários.

Rocco observa que seu grupo procurava entender o que leva as pessoas não apenas a correr, mas a se dedicar à atividade.

— Claro que as pessoas buscam na corrida benefícios para a saúde, 94% dos participantes concordam com isso. Mas vimos que não é só a saúde física. A felicidade é um componente fundamental na motivação para correr. A pessoa calça um tênis e sai correndo para ser feliz — salienta Rocco.

21/03/2019