Black Friday 2018: tudo o que você precisa saber

Quem deixou de comprar algo nos últimos meses à espera de descontos ou porque estava aguardando as vitrines de fim de ano já pode reservar a quarta sexta-feira de novembro para garantir os produtos desejados. É no próximo dia 23 deste mês que será realizado o Black Friday, dia reservado para grandes descontos em vendas tanto no e-commerce como no varejo físico.

Em 2017, a campanha movimentou cerca de R$ 2,1 bilhões. Para este ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), a Black Friday espera-se R$ 2,87 bilhões – 36% a mais que o ano passado.

A origem do Black Friday

Segundo o Busca Descontos, a origem do termo Black Friday (Sexta-feira Negra) não é tão exata – há algumas teorias.

Uma delas advém da Filadélfia dos anos de 1960. Policiais dos Estados Unidos classificaram como Black Friday o dia que sucede o Dia de Ação de Graças. A referência seria o trânsito caótico causado pelo fim do feriado. Nesse dia, os lojistas teriam aproveitado a lentidão dos veículos para expor descontos promocionais nas fachadas das lojas e atrair quem passasse por ali.

O comércio brasileiro teria começado a aderir à data de promoções em 2011, primeiro pela internet.

‘Black Fraude’

Consumidores que encontram propaganda enganosa em vez de descontos reais ironizam a campanha na internet. Assim, surgiu o termo “Black Fraude”. Isso porque há diversos casos em que marcas sobem os preços antes do dia promocional para simularem, posteriormente, redução nos valores.

Para munir o público de informações sobre os super descontos, algumas plataformas desenvolveram ferramentas para acompanhar as promoções – ou não – durante a temporada de ofertas. O Black Friday de Verdade, extensão criada para o navegador Google Chrome, por exemplo, verifica os preços durante a campanha e mostra os descontos reais, informa o Terra.

Quais produtos ficam em oferta

A lista de produtos específicos que entrarão em promoção na Black Friday é divulgada somente no dia do evento. Isso porque os itens variam de acordo com as lojas participantes. Costumam ter superdescontos peças de vestuário, com foco no segmento de calçados; cosméticos; eletrônicos, principalmente smartphones e notebooks; eletrodomésticos e móveis; floricultura e artigos para pets. Passagens aéreas também estão entre as ofertas mais procuradas durante a campanha.

Como e onde encontrar as melhores promoções

As melhores ofertas dos parceiros da campanha podem ser acompanhadas com antecedência. Basta cadastrar e-mail no site www.blackfriday.com.br.

07/11/2018